Multiculturalismo e currículo escolar

diferenças culturais e práticas pedagógicas

Autores

  • Jairo Salviano dos Santos UniFAFIRE
  • Patrícia Irene dos Santos UniFAFIRE

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Currículo, Diversidade

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar como o movimento multiculturalista contribui nas práticas de ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (Gil, 1999) de abordagem qualitativa de pesquisa (Minayo, 2013). Adotamos como aporte teórico autores como Candau (2005), Munanga (2005), McLaren (1997), Moreira (1999), entre outros. Nossos resultados revelaram que o movimento multiculturalista pode contribuir com o ensino de História ao proporcionar práticas que insiram o debate e a vivência de temáticas afins à diversidade e que esta seja pensada como chave para um processo de inclusão plena e concreta (Henriques, 2012). E que é importante manter este diálogo com todos os que fazem parte da comunidade educativa, respeitando suas singularidades e humanidades. A conclusão deste artigo visa compreender melhor o universo multicultural, e toda sua amplitude, tomando-o como um importante requisito educacional, que deve ser trabalhado e tratado com singularidade e respeito às diferenças.

Biografia do Autor

Jairo Salviano dos Santos, UniFAFIRE

Graduando em Pedagogia na UniFAFIRE.

Patrícia Irene dos Santos, UniFAFIRE

Doutoranda em Educação – UFPE. Professora do curso de Pedagogia da UniFAFIRE.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SANTOS, J. S. dos; SANTOS, P. I. dos . Multiculturalismo e currículo escolar: diferenças culturais e práticas pedagógicas . Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 2, p. 51–64, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/706. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos