Multiculturalismo e currículo escolar

diferenças culturais e práticas pedagógicas

Authors

  • Jairo Salviano dos Santos UniFAFIRE
  • Patrícia Irene dos Santos UniFAFIRE

Keywords:

Multiculturalismo, Currículo, Diversidade

Abstract

O presente artigo teve por objetivo analisar como o movimento multiculturalista contribui nas práticas de ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (Gil, 1999) de abordagem qualitativa de pesquisa (Minayo, 2013). Adotamos como aporte teórico autores como Candau (2005), Munanga (2005), McLaren (1997), Moreira (1999), entre outros. Nossos resultados revelaram que o movimento multiculturalista pode contribuir com o ensino de História ao proporcionar práticas que insiram o debate e a vivência de temáticas afins à diversidade e que esta seja pensada como chave para um processo de inclusão plena e concreta (Henriques, 2012). E que é importante manter este diálogo com todos os que fazem parte da comunidade educativa, respeitando suas singularidades e humanidades. A conclusão deste artigo visa compreender melhor o universo multicultural, e toda sua amplitude, tomando-o como um importante requisito educacional, que deve ser trabalhado e tratado com singularidade e respeito às diferenças.

Author Biographies

Jairo Salviano dos Santos, UniFAFIRE

Graduando em Pedagogia na UniFAFIRE.

Patrícia Irene dos Santos, UniFAFIRE

Doutoranda em Educação – UFPE. Professora do curso de Pedagogia da UniFAFIRE.

Published

2022-12-30

How to Cite

SANTOS, J. S. dos; SANTOS, P. I. dos . Multiculturalismo e currículo escolar: diferenças culturais e práticas pedagógicas . Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 2, p. 51–64, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/706. Acesso em: 10 mar. 2025.