A relação família-escola
o que dizem os artigos publicados na Revista Educação Especial
Palavras-chave:
Educação Especial, Família, Escola, Criança com deficiênciaResumo
O presente artigo teve o objetivo de compreender como as pesquisas dispostas na Revista Educação Especial abordaram a temática da relação família-escola. Ao longo do texto, trazemos autores que tratam desta relação, a saber: Stainback e Stainback (1999), Ribeiro (2003), Januzzi (2006), Rodrigues (2006), entre outros. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Para tanto, analisamos artigos da Revista Educação Especial ao longo do período de 2015-2022. Os resultados apontaram que dentre 531 artigos, apenas 7 estudos são direcionados para a relação existente entre família-escola. Com isso, apreende-se a existência mínima de pesquisas sobre a problemática em questão, o que coaduna para uma lacuna na efetivação de interligação entre a família e a escola. Logo, essa pesquisa aponta a necessidade de estreitamento de laços da família e da escola, tendo em vista que o conhecimento do contexto inclusivo deve perpassar todos os sujeitos envolvidos. Pois, a inclusão escolar é um processo de todos, o que conclama para a necessidade de solidificação na relação família-escola, para o melhor desenvolvimento das crianças com deficiência.