A relação família-escola

o que dizem os artigos publicados na Revista Educação Especial

Autores

  • Gabriela Cavalcante Figueiredo UEPB
  • Elizangela Dias Santiago Fernandes UFPE
  • Renata da Costa Lima EBTT-UFPB

Palavras-chave:

Educação Especial, Família, Escola, Criança com deficiência

Resumo

O presente artigo teve o objetivo de compreender como as pesquisas dispostas na Revista Educação Especial abordaram a temática da relação família-escola. Ao longo do texto, trazemos autores que tratam desta relação, a saber: Stainback e Stainback (1999), Ribeiro (2003), Januzzi (2006), Rodrigues (2006), entre outros. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Para tanto, analisamos artigos da Revista Educação Especial ao longo do período de 2015-2022. Os resultados apontaram que dentre 531 artigos, apenas 7 estudos são direcionados para a relação existente entre família-escola. Com isso, apreende-se a existência mínima de pesquisas sobre a problemática em questão, o que coaduna para uma lacuna na efetivação de interligação entre a família e a escola. Logo, essa pesquisa aponta a necessidade de estreitamento de laços da família e da escola, tendo em vista que o conhecimento do contexto inclusivo deve perpassar todos os sujeitos envolvidos. Pois, a inclusão escolar é um processo de todos, o que conclama para a necessidade de solidificação na relação família-escola, para o melhor desenvolvimento das crianças com deficiência.

Biografia do Autor

Gabriela Cavalcante Figueiredo, UEPB

Pedagoga pela Universidade Estadual da Paraíba.

Elizangela Dias Santiago Fernandes, UFPE

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Renata da Costa Lima, EBTT-UFPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal da Paraíba (EBTT-UFPB).

 

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

FIGUEIREDO, G. C. .; FERNANDES, E. D. S. .; LIMA, R. da C. . A relação família-escola: o que dizem os artigos publicados na Revista Educação Especial. Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 2, p. 82–97, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/708. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos