A relação família-escola

o que dizem os artigos publicados na Revista Educação Especial

Autores/as

  • Gabriela Cavalcante Figueiredo UEPB
  • Elizangela Dias Santiago Fernandes UFPE
  • Renata da Costa Lima EBTT-UFPB

Palabras clave:

Educação Especial, Família, Escola, Criança com deficiência

Resumen

O presente artigo teve o objetivo de compreender como as pesquisas dispostas na Revista Educação Especial abordaram a temática da relação família-escola. Ao longo do texto, trazemos autores que tratam desta relação, a saber: Stainback e Stainback (1999), Ribeiro (2003), Januzzi (2006), Rodrigues (2006), entre outros. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Para tanto, analisamos artigos da Revista Educação Especial ao longo do período de 2015-2022. Os resultados apontaram que dentre 531 artigos, apenas 7 estudos são direcionados para a relação existente entre família-escola. Com isso, apreende-se a existência mínima de pesquisas sobre a problemática em questão, o que coaduna para uma lacuna na efetivação de interligação entre a família e a escola. Logo, essa pesquisa aponta a necessidade de estreitamento de laços da família e da escola, tendo em vista que o conhecimento do contexto inclusivo deve perpassar todos os sujeitos envolvidos. Pois, a inclusão escolar é um processo de todos, o que conclama para a necessidade de solidificação na relação família-escola, para o melhor desenvolvimento das crianças com deficiência.

Biografía del autor/a

Gabriela Cavalcante Figueiredo, UEPB

Pedagoga pela Universidade Estadual da Paraíba.

Elizangela Dias Santiago Fernandes, UFPE

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Renata da Costa Lima, EBTT-UFPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal da Paraíba (EBTT-UFPB).

 

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

FIGUEIREDO, G. C. .; FERNANDES, E. D. S. .; LIMA, R. da C. . A relação família-escola: o que dizem os artigos publicados na Revista Educação Especial. Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 2, p. 82–97, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/708. Acesso em: 4 feb. 2025.