Protagonismo indígena em sala de aula

Abordando a obra Eu sou Macuxi e outras histórias

Autores

  • Rayana Rezende Gomes Demetrio de Vasconcelos Barros UFPE
  • Nelma Menezes Soares de Azevedo UniFAFIRE

Palavras-chave:

Indígena, Macuxi, Aula

Resumo

O presente trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo debater a relevância do indígena na literatura, através do letramento literário defendido por Cosson (2006). Para tanto, metodologicamente, foi feita uma leitura da obra: Macuxi e outras histórias, em especial, a primeira narrativa, debatendo a relação da protagonista com seu povo e os impactos dessa abordagem na construção da personalidade da mesma. Após essa leitura, foi feita uma sequência didática, levando em consideração como abordar essa obra em sala de aula. Assim, acredita-se ser possível modificar o ideal indígena apresentado na cultura branca Ocidental através do letramento literário adequado.

Biografia do Autor

Rayana Rezende Gomes Demetrio de Vasconcelos Barros, UFPE

Mestranda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nelma Menezes Soares de Azevedo, UniFAFIRE

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco - UFRPE/FUNDAJ (2016) e Especialista em Literatura Infanto Juvenil pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2001).

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

BARROS, R. R. G. D. de V. .; AZEVEDO, N. M. S. de . Protagonismo indígena em sala de aula: Abordando a obra Eu sou Macuxi e outras histórias . Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 2, p. 61–69, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/735. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos