Protagonismo indígena em sala de aula

Abordando a obra Eu sou Macuxi e outras histórias

Autores/as

  • Rayana Rezende Gomes Demetrio de Vasconcelos Barros UFPE
  • Nelma Menezes Soares de Azevedo UniFAFIRE

Palabras clave:

Indígena, Macuxi, Aula

Resumen

O presente trabalho, de caráter qualitativo, tem como objetivo debater a relevância do indígena na literatura, através do letramento literário defendido por Cosson (2006). Para tanto, metodologicamente, foi feita uma leitura da obra: Macuxi e outras histórias, em especial, a primeira narrativa, debatendo a relação da protagonista com seu povo e os impactos dessa abordagem na construção da personalidade da mesma. Após essa leitura, foi feita uma sequência didática, levando em consideração como abordar essa obra em sala de aula. Assim, acredita-se ser possível modificar o ideal indígena apresentado na cultura branca Ocidental através do letramento literário adequado.

Biografía del autor/a

Rayana Rezende Gomes Demetrio de Vasconcelos Barros, UFPE

Mestranda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nelma Menezes Soares de Azevedo, UniFAFIRE

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco - UFRPE/FUNDAJ (2016) e Especialista em Literatura Infanto Juvenil pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2001).

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

BARROS, R. R. G. D. de V. .; AZEVEDO, N. M. S. de . Protagonismo indígena em sala de aula: Abordando a obra Eu sou Macuxi e outras histórias . Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 2, p. 61–69, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/735. Acesso em: 4 feb. 2025.