Estágio supervisionado e a formação docente em História no Novo Ensino Médio

Autores

  • Dinajilas Gomes de Melo Santos URCA
  • Cicera Mônica Rodrigues da Silva UECE

Palavras-chave:

Estágio, Novo ensino médio, Experiências

Resumo

O artigo trata sobre a importância do estágio supervisionado para a formação e práxis docente. Na tentativa de entender a tessitura da formação inicial docente surge o questionamento: em meio a trajetória do(a) licenciando(a) nos estágios, que docente pretende-se formar? Esse trabalho objetiva analisar a relevância do Estágio Supervisionado V no Novo Ensino Médio para a formação inicial do(a) licenciando(a) em História. Colocando em pauta questões relacionadas ao PIBID na prática do estágio e as mudanças e permanências no Novo Ensino Médio. A pesquisa é qualitativa com foco para: o levantamento bibliográfico e as vivências no estágio. Como resultado, foi observado a relevância do estágio assim como a participação no PIBID para a formação e desenvolvimento da práxis docente. Ademais, as vivências no Novo Ensino Médio foram de grande valia para compreender o funcionamento escolar diante da reforma neoliberal, necessitando um olhar atento e crítico nesse processo de reforma educacional.

Biografia do Autor

Dinajilas Gomes de Melo Santos, URCA

Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania (NUPHISC) e professora da educação básica da rede particular.

Cicera Mônica Rodrigues da Silva, UECE

Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

SANTOS, Dinajilas G. de M. .; SILVA, C. M. R. da. Estágio supervisionado e a formação docente em História no Novo Ensino Médio. Revista FAFIRE, Recife, v. 17, n. 1, p. 60–76, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/773. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos