Estágio supervisionado e a formação docente em História no Novo Ensino Médio
Palavras-chave:
Estágio, Novo ensino médio, ExperiênciasResumo
O artigo trata sobre a importância do estágio supervisionado para a formação e práxis docente. Na tentativa de entender a tessitura da formação inicial docente surge o questionamento: em meio a trajetória do(a) licenciando(a) nos estágios, que docente pretende-se formar? Esse trabalho objetiva analisar a relevância do Estágio Supervisionado V no Novo Ensino Médio para a formação inicial do(a) licenciando(a) em História. Colocando em pauta questões relacionadas ao PIBID na prática do estágio e as mudanças e permanências no Novo Ensino Médio. A pesquisa é qualitativa com foco para: o levantamento bibliográfico e as vivências no estágio. Como resultado, foi observado a relevância do estágio assim como a participação no PIBID para a formação e desenvolvimento da práxis docente. Ademais, as vivências no Novo Ensino Médio foram de grande valia para compreender o funcionamento escolar diante da reforma neoliberal, necessitando um olhar atento e crítico nesse processo de reforma educacional.