Estágio supervisionado e a formação docente em História no Novo Ensino Médio

Autores/as

  • Dinajilas Gomes de Melo Santos URCA
  • Cicera Mônica Rodrigues da Silva UECE

Palabras clave:

Estágio, Novo ensino médio, Experiências

Resumen

O artigo trata sobre a importância do estágio supervisionado para a formação e práxis docente. Na tentativa de entender a tessitura da formação inicial docente surge o questionamento: em meio a trajetória do(a) licenciando(a) nos estágios, que docente pretende-se formar? Esse trabalho objetiva analisar a relevância do Estágio Supervisionado V no Novo Ensino Médio para a formação inicial do(a) licenciando(a) em História. Colocando em pauta questões relacionadas ao PIBID na prática do estágio e as mudanças e permanências no Novo Ensino Médio. A pesquisa é qualitativa com foco para: o levantamento bibliográfico e as vivências no estágio. Como resultado, foi observado a relevância do estágio assim como a participação no PIBID para a formação e desenvolvimento da práxis docente. Ademais, as vivências no Novo Ensino Médio foram de grande valia para compreender o funcionamento escolar diante da reforma neoliberal, necessitando um olhar atento e crítico nesse processo de reforma educacional.

Biografía del autor/a

Dinajilas Gomes de Melo Santos, URCA

Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania (NUPHISC) e professora da educação básica da rede particular.

Cicera Mônica Rodrigues da Silva, UECE

Mestranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino, História e Cidadania.

Publicado

2024-12-29

Cómo citar

SANTOS, Dinajilas G. de M. .; SILVA, C. M. R. da. Estágio supervisionado e a formação docente em História no Novo Ensino Médio. Revista FAFIRE, Recife, v. 17, n. 1, p. 60–76, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/773. Acesso em: 4 feb. 2025.