“Às vezes, eu penso que era melhor que a gente tivesse um patrão!”

Uma análise situacional do centro comunitário Vivendo e aprendendo a partir do conceito de governamentalidade de Michel Foucault

Authors

  • Priscila Ximenes Souza do Nascimento UFPE
  • Maria do Rozário Azevedo da Silva UFPE

Keywords:

Governamentalidade, Movimento popular, Tecnologias de dominação

Abstract

O presente artigo aborda o conceito de Governamentalidade, elaborado por Michel Foucault, ao analisar a arte de governar subjacente da Idade Média e seu trajeto para a arte de governar que tem por princípio o funcionamento do Estado. Este conceito foi o aporte teórico para a análise situacional da creche do Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo que tem por princípios a Educação Popular e as práticas solidárias e coletivas e que, atualmente, vem enfrentando conflitos internos e externos que afetam tais princípios. Tal análise nos levou à reflexão de que há uma confusão entre Governo e Estado e uma não percepção das estratégias de dominação individualizantes e totalizantes, discutidas por Foucault, mas que também diante de enfrentamentos como estes faz-se necessário o uso de mecanismos de luta diversos e específicos.

Author Biographies

Priscila Ximenes Souza do Nascimento, UFPE

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE - Núcleo de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação.

Maria do Rozário Azevedo da Silva, UFPE

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica.

Published

2011-06-01

How to Cite

NASCIMENTO, P. X. S. do .; SILVA, M. do R. A. da. “Às vezes, eu penso que era melhor que a gente tivesse um patrão!” : Uma análise situacional do centro comunitário Vivendo e aprendendo a partir do conceito de governamentalidade de Michel Foucault. Revista FAFIRE, Recife, v. 4, n. 1, p. 4–17, 2011. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/106. Acesso em: 14 nov. 2024.