A concepção de História subjacente à prática docente em séries iniciais
Palabras clave:
História, Prática docente, Formação continuadaResumen
Este artigo baseia-se numa pesquisa de campo realizada em uma escola da Rede Pública Municipal de Jaboatão dos Guararapes, cuja finalidade é conhecer a concepção docente acerca do ensino de História, além de identificar dificuldades encontradas pela professora. A discussão trazida neste trabalho visa buscar uma reflexão acerca do papel docente na formação de sujeitos históricos, do desafio que este profissional precisará transpor e da importância de uma formação continuada que desperte nos alunos a paixão pela aprendizagem. Os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram dois questionários e observação da prática docente. Os questionários possibilitaram conhecer a concepção de ensino da docente; metodologia; escolha da profissão e formação. Já a observação da prática docente nos permitiu fazer uma leitura da realidade, analisada à luz dos seguintes autores Pinsky (2006); Fonseca (2003); Barros (1997) entre outros, permitindo um maior conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam para uma prática docente desarticulada com o planejamento, e não contempla a disciplina de História considerando a sua importância na formação e construção de um sujeito histórico em permanente processo de construção.