A concepção de História subjacente à prática docente em séries iniciais

Autores/as

  • Alexsandra Patricia de O. Vilela FAFIRE
  • Maria Marcileide P. de Lima FAFIRE
  • Shalimar Michele Gonçalves da Silva FAFIRE

Palabras clave:

História, Prática docente, Formação continuada

Resumen

Este artigo baseia-se numa pesquisa de campo realizada em uma escola da Rede Pública Municipal de Jaboatão dos Guararapes, cuja finalidade é conhecer a concepção docente acerca do ensino de História, além de identificar dificuldades encontradas pela professora. A discussão trazida neste trabalho visa buscar uma reflexão acerca do papel docente na formação de sujeitos históricos, do desafio que este profissional precisará transpor e da importância de uma formação continuada que desperte nos alunos a paixão pela aprendizagem. Os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram dois questionários e observação da prática docente. Os questionários possibilitaram conhecer a concepção de ensino da docente; metodologia; escolha da profissão e formação. Já a observação da prática docente nos permitiu fazer uma leitura da realidade, analisada à luz dos seguintes autores Pinsky (2006); Fonseca (2003); Barros (1997) entre outros, permitindo um maior conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam para uma prática docente desarticulada com o planejamento, e não contempla a disciplina de História considerando a sua importância na formação e construção de um sujeito histórico em permanente processo de construção.

Biografía del autor/a

Alexsandra Patricia de O. Vilela, FAFIRE

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife –FAFIRE.

Maria Marcileide P. de Lima, FAFIRE

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE.

Shalimar Michele Gonçalves da Silva, FAFIRE

Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Frassinetti do Recife. Mestra em Ciência da Linguagem - UNICAP e doutoranda pela Universidade do Porto | Portugal.

Publicado

2011-06-01

Cómo citar

VILELA, A. P. de O.; LIMA, M. M. P. de; SILVA, . S. M. G. da. A concepção de História subjacente à prática docente em séries iniciais. Revista FAFIRE, Recife, v. 4, n. 1, p. 35–43, 2011. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/108. Acesso em: 14 nov. 2024.