Intervenção em crise: relato de um atendimento psicológico num acidente aeronáutico

Autores/as

  • Maria da Conceição Pereira UFPE
  • Everton Botelho Sougey UFPE
  • José Waldo Câmara Filho UFPE

Palabras clave:

Acidente aeronáutico, Trauma, Crises

Resumen

O objetivo deste artigo é fazer um relato de experiência e refletir sobre a prática vivenciada no período de atendimento psicológico em situação de crise e emergência decorrentes do acidente do voo 1907, ocorrido na Amazônia brasileira em 2006. Neste trabalho, são realizadas considerações teóricas com base em bibliografia especializada e análises críticas advindas da própria experiência relatada. Buscou-se abordar a necessidade de melhoria dos atendimentos psicológicos emergenciais diante de desastres, a fim de reduzir o risco à saúde daqueles que passam por situações de traumas. Em se tratando do atendimento em crise, na situação de instalação do luto, a presente experiência trouxe possibilidades de novas compreensões em face do sofrimento humano e permitiu ao profissional atuante rever seus conceitos e práticas.

Biografía del autor/a

Maria da Conceição Pereira, UFPE

Doutoranda em Neuropsicopatologia (CCS/UFPE), Mestre em Psicologia Clínica (UNICAP) e especialista em Fatores Humanos e Gerenciamento de Crises (Comando da Aeronáutica). 

Everton Botelho Sougey, UFPE

Professor Doutor da Universidade Federal de Pernambuco, Médico Psiquiatra e coordenador do grupo sobre Trauma UFPE.

José Waldo Câmara Filho, UFPE

Professor Doutor da Universidade Federal de Pernambuco. Médico psiquiatra Doutor em Neuropsiquiatria pela UFPE.

Publicado

2011-06-01

Cómo citar

PEREIRA, M. da C.; SOUGEY, E. B.; CÂMARA FILHO, J. W. Intervenção em crise: relato de um atendimento psicológico num acidente aeronáutico. Revista FAFIRE, Recife, v. 4, n. 1, p. 82–95, 2011. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/115. Acesso em: 14 nov. 2024.