Formação continuada de professores alfabetizadores

narrativas acerca do Programa Tempo de Aprender

Autores/as

  • Laynnara Braz dos Santos UnB
  • Solange Alves de Oliveira-Mendes UnB

Palabras clave:

Educação, Alfabetização, Letramento, Programa Tempo de Aprender, Método fônico

Resumen

Este estudo analisou concepções epistemológicas e didáticas para o campo da alfabetização no Programa Tempo de Aprender (Brasil, 2020) a partir de narrativas de uma docente a respeito dessa política. Para discussão teórica, nos campos da alfabetização e do letramento, ancorou-se em autores/as, tais como: Morais (2012; 2019); Soares (2004; 2020); Mortatti (2010; 2013; 2019b), entre outros. Contou, ainda, com contribuições de documentos legais (Brasil, 1988; 1996; 1998; 2001; 2007; 2012; 2017; 2019; 2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2022-2023, que contou com a análise documental do Programa Tempo de Aprender (2020), bem como com entrevista semiestruturada com uma docente atuante na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, em 2023. O tratamento dos dados foi conduzido por meio da análise de conteúdo temática orientada por Bardin (1977). Os resultados da entrevista, foco deste artigo, apontaram para uma ruptura entre o Programa Tempo de Aprender, cuja prerrogativa é a defesa pelo método fônico de alfabetização, e políticas que o precederam, a exemplo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, em que há a defesa pela alfabetização para o letramento. A professora declarou que se trata de uma proposta que engessa o trabalho docente e limita os processos de alfabetização e letramento. Trouxe à tona a experiência do professor em sala de aula como componente crucial para adotar encaminhamentos didáticos e pedagógicos que contrariam a esfera das políticas impostas.

Biografía del autor/a

Laynnara Braz dos Santos, UnB

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pós-graduanda em Psicopedagogia baseada em Análise do Comportamento Aplicada – ABA pela CBI of Miami.

Solange Alves de Oliveira-Mendes, UnB

Professora Associada da Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

SANTOS, L. B. dos .; OLIVEIRA-MENDES, S. A. de . Formação continuada de professores alfabetizadores: narrativas acerca do Programa Tempo de Aprender . Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 1, p. 4–22, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/714. Acesso em: 19 sep. 2024.