A “nova onda do Imperador”

um estudo crítico das cartas de Dom Pedro II

Autores/as

  • Vitória Oliveira da Silva UniFAFIRE
  • Daniele Basílio Nunes Castro UniFAFIRE

Palabras clave:

Análise do Discurso Crítica, Dom Pedro II, Carta

Resumen

O presente artigo tem como proposta analisar o discurso que se encontra presente em quatro cartas do Imperador Dom Pedro II, as quais trata-se de problemáticas referentes aos aspectos político-sociais do Brasil Império do Segundo Reinado. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa aplicada de cunho qualitativo. Para este estudo, utilizamos como base para a produção das análises discursivas Fairclough (2001), Le Goff (1924) e Nora (1993).  Por fim, sabemos da importância da análise do discurso crítico, voltado para o olhar da história, sem pré-conceitos, que trabalhem as análises discursivas em documentos históricos para a descoberta de novos fatos nesse texto e os intuitos dos discursos usados. Dessa forma, obtivemos como resultados, tais elementos: o analista crítico do discurso quando analisa documentos históricos necessita primeiramente levar em questão o contexto do passado que aquele discurso foi inserido e como ele poderá abordar essa narrativa com os olhos de hoje que irá contribuir para um novo olhar sobre aquele fato histórico e provavelmente trazendo uma nova perspectiva para o discurso que está sendo estudado.

Biografía del autor/a

Vitória Oliveira da Silva, UniFAFIRE

Graduada em Licenciatura Plena Português/Inglês no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UNIFAFIRE).  

Daniele Basílio Nunes Castro, UniFAFIRE

Doutora em Letras/Linguística - UFPE, professora de Língua Portuguesa, no curso de Letras, no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) e do Governo do   Estado de Pernambuco – SEE.

Publicado

2024-12-29

Cómo citar

SILVA, V. O. da .; CASTRO, D. B. N. . A “nova onda do Imperador”: um estudo crítico das cartas de Dom Pedro II. Revista FAFIRE, Recife, v. 17, n. 1, p. 132–146, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/777. Acesso em: 4 feb. 2025.