Autonomia estética da literatura infantil e juvenil e formação de leitores: da imagem à palavra escrita

Autores

  • Liliane Maria Jamir e Silva FAFIRE

Palavras-chave:

Literatura infantil e juvenil, Autonomia estética, Formação de leitores

Resumo

Este estudo versa sobre a autonomia estética da literatura infantil e juvenil e sua importância na formação de leitores. A autonomia dessa literatura se fundamenta tanto na identificação de caracteres próprios de sua natureza, do ponto de vista ideológico e formal, quanto em sua identificação como sistema, na esteira de Antonio Candido, pelo fato de já possuir um público definido, autores que se dedicam com exclusividade à produção dessa arte literária e um conjunto de obras de gêneros diversos catalogadas como tal. Além disso, destacamos a imagem/ilustração como elemento fortalecedor dessa autonomia, na medida em que, por si mesma ou dialogando com o texto escrito, funciona como motivação e estímulo ao leitor iniciante.

Biografia do Autor

Liliane Maria Jamir e Silva, FAFIRE

Professora de literatura da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE - e doutora em literatura e cultura pela UFPB.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Como Citar

JAMIR E SILVA, L. M. Autonomia estética da literatura infantil e juvenil e formação de leitores: da imagem à palavra escrita. Revista FAFIRE, Recife, v. 4, n. 1, p. 69–81, 2011. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/114. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos