O estágio supervisionado remoto na educação infantil

reflexões sobre a construção da identidade profissional docente a partir de um autorrelato de experiência

Autores

  • Karen Vitória Viana Barbosa Monteclaro UPE
  • Luana Nascimento dos Santos UPE
  • Nayanne Nayara Torres da Silva UPE

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Obrigatório Remoto, Educação Infantil, Identidade Profissional Docente, Autorrelato

Resumo

O presente trabalho foi constituído a partir da experiência vivida durante o Estágio Supervisionado Obrigatório Remoto na educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina, no ano de 2022, tendo o objetivo central de analisar, por meio de um autorrelato de experiência, as implicações do estágio supervisionado obrigatório remoto para o processo de construção da identidade profissional docente. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, com características descritiva/analítica, envolvendo as narrativas da pesquisa. Como referencial teórico, realizamos a discussão sobre o estágio supervisionado obrigatório e a identidade docente, respaldando-nos em Pimenta (1999), Pimenta e Lima (2005), Drummond (2013), Souza e Ferreira (2020), Nunes e Caetano (2009), Nóvoa (2022), dentre outros. Os resultados demonstraram que a experiência do estágio supervisionado obrigatório I contribuiu no processo de construção de novos saberes, articulados aos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de licenciatura em Pedagogia, como também na identidade profissional docente das estudantes-pesquisadoras, dada a experiência vivenciada no contexto atípico de pandemia.

Biografia do Autor

Karen Vitória Viana Barbosa Monteclaro, UPE

Pedagoga formada na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina.

Luana Nascimento dos Santos, UPE

Pedagoga formada na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina.

Nayanne Nayara Torres da Silva, UPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do curso de Pedagogia da UPE Campus Garanhuns.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

MONTECLARO, K. V. V. B. .; SANTOS, L. N. dos .; SILVA, N. N. T. da . O estágio supervisionado remoto na educação infantil: reflexões sobre a construção da identidade profissional docente a partir de um autorrelato de experiência. Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 2, p. 13–28, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/731. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos