O estágio supervisionado remoto na educação infantil
reflexões sobre a construção da identidade profissional docente a partir de um autorrelato de experiência
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado Obrigatório Remoto, Educação Infantil, Identidade Profissional Docente, AutorrelatoResumo
O presente trabalho foi constituído a partir da experiência vivida durante o Estágio Supervisionado Obrigatório Remoto na educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina, no ano de 2022, tendo o objetivo central de analisar, por meio de um autorrelato de experiência, as implicações do estágio supervisionado obrigatório remoto para o processo de construção da identidade profissional docente. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, com características descritiva/analítica, envolvendo as narrativas da pesquisa. Como referencial teórico, realizamos a discussão sobre o estágio supervisionado obrigatório e a identidade docente, respaldando-nos em Pimenta (1999), Pimenta e Lima (2005), Drummond (2013), Souza e Ferreira (2020), Nunes e Caetano (2009), Nóvoa (2022), dentre outros. Os resultados demonstraram que a experiência do estágio supervisionado obrigatório I contribuiu no processo de construção de novos saberes, articulados aos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de licenciatura em Pedagogia, como também na identidade profissional docente das estudantes-pesquisadoras, dada a experiência vivenciada no contexto atípico de pandemia.