O Ensino Superior no Brasil e as agendas e compromissos internacionais que o envolvem
Palavras-chave:
Ensino Superior, Espaço Europeu de Educação Superior, Paradigma BolonhaResumo
Este texto está organizado em torno da discussão sobre o Ensino Superior no Brasil, a partir de um panorama sintético dos principais programas e agendas internacionais que o envolvem. Consideramos que a relevância e a pertinência do assunto decorrem do fato de as agendas internacionais imporem ritmos e premissas ao Ensino Superior, das quais é quase impossível que o Ensino Superior Brasileiro não sofra influências. Desta forma, questionamos: “as agendas e os compromissos internacionais podem efetivamente promover melhorias na qualidade do Ensino Superior no Brasil?” Com o objetivo de refletir sobre as influências que o Ensino Superior brasileiro recebe a partir dos compromissos e agendas internacionais ligados ao setor, optamos por utilizar uma metodologia para a construção do artigo baseada na análise de documentos oficiais e de outros textos oriundos de investigações e críticas sobre o assunto, sem a pretensão de esgotá-lo, mas de aproximar-se de forma mais atualizada da temática.