O Ensino Superior no Brasil e as agendas e compromissos internacionais que o envolvem

Autores

  • Regiane da Silva MACUCH

Palavras-chave:

Ensino Superior, Espaço Europeu de Educação Superior, Paradigma Bolonha

Resumo

Este texto está organizado em torno da discussão sobre o Ensino Superior no Brasil, a partir de um panorama sintético dos principais programas e agendas internacionais que o envolvem. Consideramos que a relevância e a pertinência do assunto decorrem do fato de as agendas internacionais imporem ritmos e premissas ao Ensino Superior, das quais é quase impossível que o Ensino Superior Brasileiro não sofra influências. Desta forma, questionamos: “as agendas e os compromissos internacionais podem efetivamente promover melhorias na qualidade do Ensino Superior no Brasil?” Com o objetivo de refletir sobre as influências que o Ensino Superior brasileiro recebe a partir dos compromissos e agendas internacionais ligados ao setor, optamos por utilizar uma metodologia para a construção do artigo baseada na análise de documentos oficiais e de outros textos oriundos de investigações e críticas sobre o assunto, sem a pretensão de esgotá-lo, mas de aproximar-se de forma mais atualizada da temática.

Biografia do Autor

Regiane da Silva MACUCH

Investigadora científica no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto (U .Porto), realizando Estágio Pós-Doutoral como Bolsista Fundação CAPES, Ministério da Educação do Brasil, Brasília/DF 70040-020, Brasil,  (Processo nº BEX 9552/11-1).  

Downloads

Publicado

01-12-2012

Como Citar

MACUCH, R. da S. . O Ensino Superior no Brasil e as agendas e compromissos internacionais que o envolvem . Revista Lumen, Recife, v. 21, n. 2, p. 9–22, 2012. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/406. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos