A diferenciação pedagógica

dos riscos e obstáculos aos desafios de uma prática

Autores

  • Paulo Marinho

Palavras-chave:

Diferenciação pedagógica, Riscos, Obstáculos e desafios

Resumo

Na linha dos desafios que têm vindo a ser colocados aos sistemas educativos, nomeadamente, pelas exigências sociais e culturais relacionadas com a promoção de uma escola inclusiva e de sucesso para todos, a Diferenciação Pedagógica mais que decretada vai sendo reclamada como uma base de resposta a essas exigências. Assim, esta problemática tem vindo a preencher os discursos de muitos professores e de investigadores assente na ideia de que a Diferenciação Pedagógica se assume como meio de promover a aprendizagem e sucesso para todos. O artigo que aqui se apresenta tem por referência estas ideias e tem como principal finalidade: apresentar uma reflexão crítica sobre a temática, discutindo os riscos, os obstáculos e os desafios que se imiscuem neste processo; e contribuir para constituição de espaços de análise e reflexão sobre a problemática no contexto escolar que possa orientar projetos e práticas de Diferenciação Pedagógica promotoras de uma maior aprendizagem e sucesso de todos.

Biografia do Autor

Paulo Marinho

 Doutorando e Colaborador do CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal; Bolsista de Investigação pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Downloads

Publicado

01-12-2012

Como Citar

MARINHO, P. . A diferenciação pedagógica : dos riscos e obstáculos aos desafios de uma prática. Revista Lumen, Recife, v. 21, n. 2, p. 79–90, 2012. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/411. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos