A diferenciação pedagógica
dos riscos e obstáculos aos desafios de uma prática
Palabras clave:
Diferenciação pedagógica, Riscos, Obstáculos e desafiosResumen
Na linha dos desafios que têm vindo a ser colocados aos sistemas educativos, nomeadamente, pelas exigências sociais e culturais relacionadas com a promoção de uma escola inclusiva e de sucesso para todos, a Diferenciação Pedagógica mais que decretada vai sendo reclamada como uma base de resposta a essas exigências. Assim, esta problemática tem vindo a preencher os discursos de muitos professores e de investigadores assente na ideia de que a Diferenciação Pedagógica se assume como meio de promover a aprendizagem e sucesso para todos. O artigo que aqui se apresenta tem por referência estas ideias e tem como principal finalidade: apresentar uma reflexão crítica sobre a temática, discutindo os riscos, os obstáculos e os desafios que se imiscuem neste processo; e contribuir para constituição de espaços de análise e reflexão sobre a problemática no contexto escolar que possa orientar projetos e práticas de Diferenciação Pedagógica promotoras de uma maior aprendizagem e sucesso de todos.