A linguagem oral infantil sob diferentes paradigmas de avaliação

o álbum articulatório e a conversa espontânea

Autores

  • Morgana C. de Albuquerque Boudoux
  • Luciana Cidrim Calado
  • Germana Maria Gomes Carvalheira
  • Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Palavras-chave:

Linguagem, Avaliação, Álbum articulatório, Conversa espontânea

Resumo

Na clínica fonoaudiológica, o processo de avaliação é indispensável para o desenvolvimento da terapêutica a ser adotada. Considerando as duas formas mais frequentemente utilizadas para a avaliação da linguagem: a avaliação objetiva (nomeação de figuras, com uso do álbum articulatório) e avaliação subjetiva (através da situação de fala espontânea), esta pesquisa teve como objetivo investigar comparativamente a efetividade destas, na avaliação de linguagem oral em crianças. Para isto, foram realizados os dois tipos de avaliação em 20 crianças, com idades entre 4,1 e 7 anos de idade, de ambos os sexos. Através da avaliação objetiva, foi detectada a ocorrência de 88 processos alterados, entre omissões e substituições sistemáticas ou assistemáticas, enquanto que através da avaliação subjetiva foi verificada a ocorrência de 45 processos alterados, dentre os mesmos tipos de alteração. Foi identificada, por meio do teste não-paramétrico de Mann Whitney; houve diferença significativa entre o total de alterações observadas nas duas avaliações. O método de avaliação subjetiva mostrou-se o mais efetivo aos reais propósitos da avaliação fonoaudiológica da linguagem oral por considerar o seu uso real. A avaliação objetiva, embora apresente dados relevantes para o processo terapêutico, não deve ser realizada de forma isolada, sendo indicada, portanto, a sua realização de forma complementar à avaliação subjetiva para a conclusão do diagnóstico fonoaudiológico.

Biografia do Autor

Morgana C. de Albuquerque Boudoux

Fonoaudióloga clínica. Especializanda em Psicomotricidade Relacional (Ícone) e em Audiologia (Instituto de Desenvolvimento Educacional – IDE Cursos, Faculdade Redentor).

Luciana Cidrim Calado

Fonoaudióloga. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO/UNESF).

Germana Maria Gomes Carvalheira

Fonoaudióloga clínica. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Fonoaudiólogo. Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

01-12-2013

Como Citar

BOUDOUX, M. C. de A. .; CALADO, L. C. .; CARVALHEIRA, G. M. . G.; ANDRADE, W. T. L. de . A linguagem oral infantil sob diferentes paradigmas de avaliação: o álbum articulatório e a conversa espontânea. Revista Lumen, Recife, v. 22, n. 2, p. 9–19, 2013. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/424. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos