A importância e o desafio da contação de histórias no desenvolvimento infantil

o conto e o reconto

Autores

  • Rosa Costa

Palavras-chave:

Contação de história, Encantamento, Conto e reconto, Aprendizagem

Resumo

A temática desenvolvida neste artigo demonstra a necessidade de resgatar o prazer de ler e interpretar uma literatura, por meio da contação de história. Um procedimento metodológico, terapêutico e milenar, que complementa todo o processo de ensino-aprendizagem da criança, abrindo portas e janelas para o mundo do conhecimento, do encantamento e do prazer de ler, proporcionando possibilidades do conte outra vez, exercitando a interpretação e o reconto da literatura, trazendo outra ética, outra ótica, contextualizando com as questões sociais e culturais. Sabemos que o primeiro contato da criança com o texto é: o oral, o ouvir, o sentir, o enxergar com os olhos do imaginário. Fundamenta-se este estudo nos escritos de Abramovich (1997), Alves (2007), Franz (1990), Vygotsky (2008), entre outros.

Biografia do Autor

Rosa Costa

Mestranda em Ciências da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP; Pós-graduada em Recursos Humanos; Pedagoga, Professora de cursos de formação de professores na UPE / FAFIRE / UVA. Assessora Pedagógica da Editora Construir. 

Downloads

Publicado

01-12-2013

Como Citar

COSTA, R. . A importância e o desafio da contação de histórias no desenvolvimento infantil : o conto e o reconto. Revista Lumen, Recife, v. 22, n. 2, p. 21–26, 2013. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/425. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos