A importância e o desafio da contação de histórias no desenvolvimento infantil

o conto e o reconto

Autores/as

  • Rosa Costa

Palabras clave:

Contação de história, Encantamento, Conto e reconto, Aprendizagem

Resumen

A temática desenvolvida neste artigo demonstra a necessidade de resgatar o prazer de ler e interpretar uma literatura, por meio da contação de história. Um procedimento metodológico, terapêutico e milenar, que complementa todo o processo de ensino-aprendizagem da criança, abrindo portas e janelas para o mundo do conhecimento, do encantamento e do prazer de ler, proporcionando possibilidades do conte outra vez, exercitando a interpretação e o reconto da literatura, trazendo outra ética, outra ótica, contextualizando com as questões sociais e culturais. Sabemos que o primeiro contato da criança com o texto é: o oral, o ouvir, o sentir, o enxergar com os olhos do imaginário. Fundamenta-se este estudo nos escritos de Abramovich (1997), Alves (2007), Franz (1990), Vygotsky (2008), entre outros.

Biografía del autor/a

Rosa Costa

Mestranda em Ciências da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP; Pós-graduada em Recursos Humanos; Pedagoga, Professora de cursos de formação de professores na UPE / FAFIRE / UVA. Assessora Pedagógica da Editora Construir. 

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

COSTA, R. . A importância e o desafio da contação de histórias no desenvolvimento infantil : o conto e o reconto. Revista Lumen, Recife, v. 22, n. 2, p. 21–26, 2013. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/425. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos