Conhecimento e expectativas de professores de surdos em relação à atuação do fonoaudiólogo na escola

Autores

  • Verônica de Melo Viegas
  • Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Palavras-chave:

Surdez, Fonoaudiologia, Educação Especial, Professor

Resumo

O fonoaudiólogo educacional que trabalha com a educação especial deve focar seu trabalho visando favorecer as potencialidades do aluno com necessidade educacional específica, dando suporte aos professores, alunos, coordenação e aos pais dos alunos. No trabalho com o surdo na escola especial, percebe-se que, muitas vezes, não há uma clareza em relação à atuação do fonoaudiólogo e do professor. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar o conhecimento e as expectativas dos professores que trabalham com surdos acerca da atuação do fonoaudiólogo educacional em escolas especiais. Foi aplicado um questionário direcionado, contendo nove perguntas, a 14 professores de três escolas da Região Metropolitana do Recife. Foi realizada análise quantitativa dos dados. Todos os professores que participaram da pesquisa afirmaram nunca terem trabalhado com um fonoaudiólogo e, de forma geral, apresentam pouco conhecimento do trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo, dentro da escola, junto aos alunos surdos. Percebe-se, desta forma, a necessidade de maior divulgação do trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo educacional e a necessidade de inserção do profissional dentro do âmbito escolar.

Biografia do Autor

Verônica de Melo Viegas

Fonoaudióloga e especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE Cursos).

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Fonoaudiólogo, doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Professor Adjunto I do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

VIEGAS, V. de M. .; ANDRADE, W. T. L. de . Conhecimento e expectativas de professores de surdos em relação à atuação do fonoaudiólogo na escola. Revista Lumen, Recife, v. 23, n. 1, p. 45–55, 2014. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/437. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos