Conhecimento e expectativas de professores de surdos em relação à atuação do fonoaudiólogo na escola

Authors

  • Verônica de Melo Viegas
  • Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Keywords:

Surdez, Fonoaudiologia, Educação Especial, Professor

Abstract

O fonoaudiólogo educacional que trabalha com a educação especial deve focar seu trabalho visando favorecer as potencialidades do aluno com necessidade educacional específica, dando suporte aos professores, alunos, coordenação e aos pais dos alunos. No trabalho com o surdo na escola especial, percebe-se que, muitas vezes, não há uma clareza em relação à atuação do fonoaudiólogo e do professor. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar o conhecimento e as expectativas dos professores que trabalham com surdos acerca da atuação do fonoaudiólogo educacional em escolas especiais. Foi aplicado um questionário direcionado, contendo nove perguntas, a 14 professores de três escolas da Região Metropolitana do Recife. Foi realizada análise quantitativa dos dados. Todos os professores que participaram da pesquisa afirmaram nunca terem trabalhado com um fonoaudiólogo e, de forma geral, apresentam pouco conhecimento do trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo, dentro da escola, junto aos alunos surdos. Percebe-se, desta forma, a necessidade de maior divulgação do trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo educacional e a necessidade de inserção do profissional dentro do âmbito escolar.

Author Biographies

Verônica de Melo Viegas

Fonoaudióloga e especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE Cursos).

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Fonoaudiólogo, doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Professor Adjunto I do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Published

2014-06-01

How to Cite

VIEGAS, V. de M. .; ANDRADE, W. T. L. de . Conhecimento e expectativas de professores de surdos em relação à atuação do fonoaudiólogo na escola. Revista Lumen, Recife, v. 23, n. 1, p. 45–55, 2014. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/437. Acesso em: 9 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos