Saberes mobilizados na prática de uma professora de canto coral

Autores

  • Valdiene Carneiro Pereira UFPE

Palavras-chave:

Formação de professores de música, Saberes docentes, Ensino de música

Resumo

Este artigo se insere na área de formação de professores de música, e teve como objetivo analisar saberes mobilizados por uma professora de música, na prática de canto coral para adolescentes, em uma escola pública. Foi realizado um estudo de caso com uma professora de música de uma escola pública municipal de Jaboatão dos Guararapes – PE. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante e entrevista em profundidade. O procedimento de análise foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Os resultados permitiram identificar um corpo de saberes relacionados à prática de canto coral para adolescentes na educação básica, destacando-se: saber se relacionar e saber querer bem aos estudantes. O que o campo de pesquisa mostrou nos deu indícios de um saber que parece ir além dos saberes da experiência, acenando para a importância dos relacionamentos e da afetividade no exercício da profissão docente.

Biografia do Autor

Valdiene Carneiro Pereira, UFPE

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco | PPGE/UFPE 

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

PEREIRA, V. C. Saberes mobilizados na prática de uma professora de canto coral. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 1, p. 37–51, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/475. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos