Saberes mobilizados na prática de uma professora de canto coral

Authors

  • Valdiene Carneiro Pereira UFPE

Keywords:

Formação de professores de música, Saberes docentes, Ensino de música

Abstract

Este artigo se insere na área de formação de professores de música, e teve como objetivo analisar saberes mobilizados por uma professora de música, na prática de canto coral para adolescentes, em uma escola pública. Foi realizado um estudo de caso com uma professora de música de uma escola pública municipal de Jaboatão dos Guararapes – PE. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante e entrevista em profundidade. O procedimento de análise foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Os resultados permitiram identificar um corpo de saberes relacionados à prática de canto coral para adolescentes na educação básica, destacando-se: saber se relacionar e saber querer bem aos estudantes. O que o campo de pesquisa mostrou nos deu indícios de um saber que parece ir além dos saberes da experiência, acenando para a importância dos relacionamentos e da afetividade no exercício da profissão docente.

Author Biography

Valdiene Carneiro Pereira, UFPE

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco | PPGE/UFPE 

Published

2016-06-01

How to Cite

PEREIRA, V. C. Saberes mobilizados na prática de uma professora de canto coral. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 1, p. 37–51, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/475. Acesso em: 5 feb. 2025.

Issue

Section

Artigos