O estudo contextualizado de gêneros textuais como promotores da cidadania

storytelling

Autores

  • Márcia Maria Modesto da Silva FAFIRE
  • Wendell Batista dos Santos FAFIRE
  • Yure Pereira de Souza FAFIRE

Palavras-chave:

CAPES, PIBID, FAFIRE, Língua Inglesa, Gêneros textuais, Storytelling

Resumo

O estudo de gêneros textuais é uma proposta que remete há anos, mas que ainda é consideravelmente nova no ensino de línguas estrangeiras, tanto no estudo teórico quanto na prática docente. O subprojeto Apoio ao ensino de inglês por meio de gêneros textuais, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, parte do pressuposto teórico de que transportar a realidade cotidiana do aluno para a sala de aula é a melhor maneira de estudar os gêneros e suas funções em diferentes contextos. Dentre as intervenções feitas pelos bolsistas, a contação de histórias (storytelling) se destaca pelo exercício da leitura como uma prática libertadora, usufruída pelos alunos do Núcleo de Ensino de Línguas – NEL – em seu cotidiano extraescolar. Os bolsistas, sob orientação de sua coordenação e supervisão, levaram aos alunos diversos exemplares de obras contemporâneas da Literatura Infantojuvenil, com o intuito de despertar cada vez mais esse exercício de liberdade do pensamento e a reflexão sobre a linguagem no contexto da Literutura e como esta chega até a sua casa. Este artigo relata essas experiências e como elas podem contribuir para leitores mais conscientes e praticantes da cidadania, tendo como ponto de partida o estudo contextualizado do gênero storytelling.

Biografia do Autor

Márcia Maria Modesto da Silva, FAFIRE

Orientadora. Mestra em Educação com concentração em Ensino de Língua Inglesa como segunda língua pela Framinghan State College. Coordenadora do subprojeto do PIBID Apoio ao ensino de inglês por meio de gêneros textuais 

Wendell Batista dos Santos, FAFIRE

Aluno do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e pesquisador sob orientação da Profª. Mestra Márcia Maria Modesto, junto ao Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica – NUPIC da FAFIRE

Yure Pereira de Souza, FAFIRE

Aluno do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID 

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

SILVA, M. M. M. da; SANTOS, W. B. dos .; SOUZA, Y. P. de. O estudo contextualizado de gêneros textuais como promotores da cidadania: storytelling. Revista Lumen, Recife, v. 26, n. 1, p. 35–42, 2017. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/500. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos