O estudo contextualizado de gêneros textuais como promotores da cidadania
storytelling
Palavras-chave:
CAPES, PIBID, FAFIRE, Língua Inglesa, Gêneros textuais, StorytellingResumo
O estudo de gêneros textuais é uma proposta que remete há anos, mas que ainda é consideravelmente nova no ensino de línguas estrangeiras, tanto no estudo teórico quanto na prática docente. O subprojeto Apoio ao ensino de inglês por meio de gêneros textuais, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, parte do pressuposto teórico de que transportar a realidade cotidiana do aluno para a sala de aula é a melhor maneira de estudar os gêneros e suas funções em diferentes contextos. Dentre as intervenções feitas pelos bolsistas, a contação de histórias (storytelling) se destaca pelo exercício da leitura como uma prática libertadora, usufruída pelos alunos do Núcleo de Ensino de Línguas – NEL – em seu cotidiano extraescolar. Os bolsistas, sob orientação de sua coordenação e supervisão, levaram aos alunos diversos exemplares de obras contemporâneas da Literatura Infantojuvenil, com o intuito de despertar cada vez mais esse exercício de liberdade do pensamento e a reflexão sobre a linguagem no contexto da Literutura e como esta chega até a sua casa. Este artigo relata essas experiências e como elas podem contribuir para leitores mais conscientes e praticantes da cidadania, tendo como ponto de partida o estudo contextualizado do gênero storytelling.