Literatura infantil e a temática étnico-racial

uma análise comparativa entre as narrativas Pretinha de neve e os sete gigantes e Negrinha

Autores

  • Keyla Patrícia da Silva Macena FAFIRE
  • Nelma Menezes Soares de Azevêdo FAFIRE

Palavras-chave:

Literatura infantil, Discussão étnico-racial, Análise comparativa, Negrinha, Pretinha de Neve e os sete gigantes

Resumo

Neste artigo, abordamos a utilização da literatura infantil como proposta para estudos étnico-raciais. Em uma análise comparativa entre os textos Negrinha, de Monteiro Lobato, e Pretinha de Neve e os sete gigantes, de autoria de Rubem Filho, apresentamos a construção da identidade negra em dois contextos e ambientes diferentes, reforçando a necessidade de utilizar a literatura infantil para propiciar a discussão social. Ao participar de experiências literárias, o jovem consegue se integrar em vários contextos e flexibilizar seu olhar e aprendizado a partir da leitura. É nessa perspectiva que se faz a comparação entre as duas obras escolhidas, podendo mostrar realidades em épocas distintas. Fundamentamos nosso trabalho em Nelly Novaes Coelho (2000), Antônio Sampaio Dória (2008) e Aracy Martins e Rildo Cosson (2008). Esperamos, com esse estudo, contribuir para a formação de leitores mais críticos e provocar uma reflexão acerca da importância da literatura infantil, possibilitando discussões sobre diversos temas e favorecendo a formação de indivíduos mais humanos.

Biografia do Autor

Keyla Patrícia da Silva Macena, FAFIRE

 Graduanda do curso de Letras | FAFIRE | e de Pedagogia | UFPE 

Nelma Menezes Soares de Azevêdo, FAFIRE

Mestre em Educação | UFRPE | Especialista em Literatura Infantojuvenil | FAFIRE | professora da FAFIRE 

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Publicado

01-12-2019

Como Citar

MACENA, K. P. da S. .; AZEVÊDO, N. M. S. de . Literatura infantil e a temática étnico-racial: uma análise comparativa entre as narrativas Pretinha de neve e os sete gigantes e Negrinha. Revista Lumen, Recife, v. 28, n. 2, p. 87–97, 2019. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/569. Acesso em: 19 set. 2024.