Literatura infantil e a temática étnico-racial
uma análise comparativa entre as narrativas Pretinha de neve e os sete gigantes e Negrinha
Palabras clave:
Literatura infantil, Discussão étnico-racial, Análise comparativa, Negrinha, Pretinha de Neve e os sete gigantesResumen
Neste artigo, abordamos a utilização da literatura infantil como proposta para estudos étnico-raciais. Em uma análise comparativa entre os textos Negrinha, de Monteiro Lobato, e Pretinha de Neve e os sete gigantes, de autoria de Rubem Filho, apresentamos a construção da identidade negra em dois contextos e ambientes diferentes, reforçando a necessidade de utilizar a literatura infantil para propiciar a discussão social. Ao participar de experiências literárias, o jovem consegue se integrar em vários contextos e flexibilizar seu olhar e aprendizado a partir da leitura. É nessa perspectiva que se faz a comparação entre as duas obras escolhidas, podendo mostrar realidades em épocas distintas. Fundamentamos nosso trabalho em Nelly Novaes Coelho (2000), Antônio Sampaio Dória (2008) e Aracy Martins e Rildo Cosson (2008). Esperamos, com esse estudo, contribuir para a formação de leitores mais críticos e provocar uma reflexão acerca da importância da literatura infantil, possibilitando discussões sobre diversos temas e favorecendo a formação de indivíduos mais humanos.