A repercussão da disciplina Cultura Afro-brasileira e Indígena na vida pessoal e profissional dos (as) estudantes dos cursos de licenciatura da FAFIRE

Autores

  • Cleidivânia dos Santos Rosas FAFIRE
  • Keyla Patrícia da Silva Macena FAFIRE e UFPE
  • Mariana de Oliveira Fraga Galvão FAFIRE
  • Scarlett Kamyla Rodrigues de Souza FAFIRE
  • Eliene Amorim de Almeida FAFIRE

Palavras-chave:

Culturas Afro-brasileira e Indígena, Formação de professores(as), Relações Étnico-raciais

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada por meio do Núcleo de Pesquisa da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE, com o objetivo de compreender a repercussão da disciplina Cultura Afro-brasileira e Indígena na vida pessoal e profissional dos(as) estudantes de licenciatura em Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas dessa Instituição do Ensino Superior - IES. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2019 e constou de uma pesquisa documental e realização de entrevista com estudantes das três licenciaturas da FAFIRE. Para análise dos dados, utilizamos as técnicas de Análise do Conteúdo, especialmente a análise temática (BARDIN, 2011), procurando identificar as resistências e as contribuições da disciplina para os/as estudantes. Os resultados reafirmam a importância da disciplina na formação docente, tornando-lhes capazes de intervir em situações de discriminação, preconceito e racismo, levando para a sala de aula um conhecimento consistente acerca da temática étnico-racial. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética da Instituição.

Biografia do Autor

Cleidivânia dos Santos Rosas, FAFIRE

Licencianda em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife 

Keyla Patrícia da Silva Macena, FAFIRE e UFPE

Licencianda em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife e em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco 

Mariana de Oliveira Fraga Galvão, FAFIRE

Licencianda em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife 

Scarlett Kamyla Rodrigues de Souza, FAFIRE

Licencianda em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife 

Eliene Amorim de Almeida, FAFIRE

Orientadora. Dra. em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2017) | Professora da FAFIRE 

Downloads

Publicado

01-06-2021

Como Citar

ROSAS, C. dos S. .; MACENA, K. P. da S. .; GALVÃO, M. de O. F. .; SOUZA, S. K. R. de .; ALMEIDA, E. A. de . A repercussão da disciplina Cultura Afro-brasileira e Indígena na vida pessoal e profissional dos (as) estudantes dos cursos de licenciatura da FAFIRE. Revista Lumen, Recife, v. 30, n. 1, p. 35–49, 2021. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/598. Acesso em: 19 set. 2024.