A repercussão da disciplina Cultura Afro-brasileira e Indígena na vida pessoal e profissional dos (as) estudantes dos cursos de licenciatura da FAFIRE
Palavras-chave:
Culturas Afro-brasileira e Indígena, Formação de professores(as), Relações Étnico-raciaisResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada por meio do Núcleo de Pesquisa da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE, com o objetivo de compreender a repercussão da disciplina Cultura Afro-brasileira e Indígena na vida pessoal e profissional dos(as) estudantes de licenciatura em Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas dessa Instituição do Ensino Superior - IES. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2019 e constou de uma pesquisa documental e realização de entrevista com estudantes das três licenciaturas da FAFIRE. Para análise dos dados, utilizamos as técnicas de Análise do Conteúdo, especialmente a análise temática (BARDIN, 2011), procurando identificar as resistências e as contribuições da disciplina para os/as estudantes. Os resultados reafirmam a importância da disciplina na formação docente, tornando-lhes capazes de intervir em situações de discriminação, preconceito e racismo, levando para a sala de aula um conhecimento consistente acerca da temática étnico-racial. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética da Instituição.