Uso de técnicas de paisagismo como ferramenta pedagógica aplicadas aos jardins da FAFIRE Campus Boa Vista, Recife – PE

Autores

  • Ana Maria Lorena de Paula FAFIRE
  • Ariadne Karen Freitas Olegário FAFIRE
  • Isaílda Ferreira da Silva FAFIRE
  • Larissa Vitória Oliveira Lima FAFIRE
  • Lucas Alves de Andrade FAFIRE
  • Maria Izabel Silva de Lima Paiva FAFIRE
  • Maria Risolene da Silva FAFIRE
  • Matheus Felipe de Souza Dias da Silva FAFIRE
  • Safira Nubia Dias de Melo FAFIRE
  • Paula Regina Fortunato do Nascimento FAFIRE

Palavras-chave:

Jardim didático, Áreas verdes, Ensino de Botânica, Jardinagem

Resumo

O paisagismo e a jardinagem são ferramentas fundamentais para a transformação do espaço em que o ser humano habita, possibilitando uma reflexão sobre a constante interferência do homem sobre a paisagem, buscando ambientes mais sustentáveis e saudáveis. Os jardins do Campus da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) são utilizados como ferramentas pedagógicas, incorporando às aulas práticas de Botânica (Curso de Biologia). Dentro deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo requalificar os Jardins do Campus da Faculdade Frassinetti do Recife e suas respectivas áreas de convívio social, utilizando os conceitos de Paisagismo e Jardins Botânicos acadêmicos, tendo sido idealizado ainda no ano de 2017 e vigorando até os dias atuais. A metodologia utilizada envolveu reconhecimento de todas as áreas a serem estudadas, visitas a sementeiras, identificação taxonômica de todas as espécies, produção de mudas e manutenções periódicas, todas estas etapas seguindo as práticas usuais de paisagismo e jardinagem. Ao todo, 5 canteiros foram requalificados, sendo identificadas um total de 102 espécies em todo desenvolvimento do trabalho, 37 antes da requalificação e 65 que foram implantadas. Os jardins puderam ser incorporados às aulas práticas de Botânica, de modo que a identificação taxonômica correta e o acompanhamento do desenvolvimento das plantas proporcionam não somente um local de contemplação onde as pessoas apreciam e convivem com diferentes formas de vegetação, mas também realçam a identidade visual do local.

Biografia do Autor

Ana Maria Lorena de Paula, FAFIRE

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Ariadne Karen Freitas Olegário, FAFIRE

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Isaílda Ferreira da Silva, FAFIRE

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Larissa Vitória Oliveira Lima, FAFIRE

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Lucas Alves de Andrade, FAFIRE

Graduando do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Maria Izabel Silva de Lima Paiva, FAFIRE

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Maria Risolene da Silva, FAFIRE

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Matheus Felipe de Souza Dias da Silva, FAFIRE

Graduando do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Safira Nubia Dias de Melo, FAFIRE

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Paula Regina Fortunato do Nascimento, FAFIRE

Docente do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Downloads

Publicado

01-06-2021

Como Citar

PAULA, A. M. L. de .; OLEGÁRIO, A. K. F. .; SILVA, I. F. da .; LIMA, L. V. O. .; ANDRADE, L. A. de .; PAIVA, M. I. S. de L. .; SILVA, M. R. da .; SILVA, M. F. de S. D. da .; MELO, S. N. D. de .; NASCIMENTO, P. R. F. do . Uso de técnicas de paisagismo como ferramenta pedagógica aplicadas aos jardins da FAFIRE Campus Boa Vista, Recife – PE. Revista Lumen, Recife, v. 30, n. 1, p. 73–85, 2021. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/601. Acesso em: 19 set. 2024.