Uso de técnicas de paisagismo como ferramenta pedagógica aplicadas aos jardins da FAFIRE Campus Boa Vista, Recife – PE
Keywords:
Jardim didático, Áreas verdes, Ensino de Botânica, JardinagemAbstract
O paisagismo e a jardinagem são ferramentas fundamentais para a transformação do espaço em que o ser humano habita, possibilitando uma reflexão sobre a constante interferência do homem sobre a paisagem, buscando ambientes mais sustentáveis e saudáveis. Os jardins do Campus da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) são utilizados como ferramentas pedagógicas, incorporando às aulas práticas de Botânica (Curso de Biologia). Dentro deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo requalificar os Jardins do Campus da Faculdade Frassinetti do Recife e suas respectivas áreas de convívio social, utilizando os conceitos de Paisagismo e Jardins Botânicos acadêmicos, tendo sido idealizado ainda no ano de 2017 e vigorando até os dias atuais. A metodologia utilizada envolveu reconhecimento de todas as áreas a serem estudadas, visitas a sementeiras, identificação taxonômica de todas as espécies, produção de mudas e manutenções periódicas, todas estas etapas seguindo as práticas usuais de paisagismo e jardinagem. Ao todo, 5 canteiros foram requalificados, sendo identificadas um total de 102 espécies em todo desenvolvimento do trabalho, 37 antes da requalificação e 65 que foram implantadas. Os jardins puderam ser incorporados às aulas práticas de Botânica, de modo que a identificação taxonômica correta e o acompanhamento do desenvolvimento das plantas proporcionam não somente um local de contemplação onde as pessoas apreciam e convivem com diferentes formas de vegetação, mas também realçam a identidade visual do local.