A formação inicial de professores em Angola:

um estudo focado nos cursos do ensino de Biologia e de Geografia do ISCED do Huambo

Autores

  • Albertina LUSSINGA ISED de Huambo
  • Carlinda LEITE FPCEUP

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação inicial de professores em Angola, Razões para a escolha da profissão, Condições para o exercício docente

Resumo

O artigo tem como temática a formação inicial de professores, e como objetivo analisar o modo como estão a ser formados os professores em Angola, na sua relação com os desafios da atual sociedade. Dentro desta temática, foca os cursos para o ensino de Biologia e de Geografia do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Huambo, Angola, e recolhe dados de estudantes estagiários, futuros professores, de escolas do 2º ciclo do ensino secundário. É a partir da análise desses dados que se conclui que a motivação desses estudantes para serem professores e para terem escolhido a profissão está essencialmente relacionada com o desejo de contribuírem para o progresso do país e com o gosto pela disciplina. Conclui-se, ainda, que as condições para realizar a tarefa docente, assim como as condições existentes para a formação inicial ainda carecem de melhorias.

Biografia do Autor

Albertina LUSSINGA, ISED de Huambo

Doutoranda da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Carlinda LEITE, FPCEUP

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

LUSSINGA, A. .; LEITE, C. A formação inicial de professores em Angola:: um estudo focado nos cursos do ensino de Biologia e de Geografia do ISCED do Huambo. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 1, p. 11–31, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/640. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos