A formação inicial de professores em Angola:
um estudo focado nos cursos do ensino de Biologia e de Geografia do ISCED do Huambo
Palabras clave:
Trabalho docente, Formação inicial de professores em Angola, Razões para a escolha da profissão, Condições para o exercício docenteResumen
O artigo tem como temática a formação inicial de professores, e como objetivo analisar o modo como estão a ser formados os professores em Angola, na sua relação com os desafios da atual sociedade. Dentro desta temática, foca os cursos para o ensino de Biologia e de Geografia do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Huambo, Angola, e recolhe dados de estudantes estagiários, futuros professores, de escolas do 2º ciclo do ensino secundário. É a partir da análise desses dados que se conclui que a motivação desses estudantes para serem professores e para terem escolhido a profissão está essencialmente relacionada com o desejo de contribuírem para o progresso do país e com o gosto pela disciplina. Conclui-se, ainda, que as condições para realizar a tarefa docente, assim como as condições existentes para a formação inicial ainda carecem de melhorias.