Perfil das habilidades semânticas na oralidade de sujeitos com deficiência intelectual

Autores

  • Gabriela de Souza Lima PEREIRA IDE (cursos)
  • Ana Carla Estellita VOGELEY UFPB
  • Wagner Teobaldo Lopes de ANDRADE UFPB

Palavras-chave:

Educação do Deficiente Mental, Pessoas com Deficiência Mental, Semântica, Desenvolvimento da linguagem

Resumo

O baixo funcionamento cognitivo antes dos 18 anos de idade é diagnosticado como Deficiência Intelectual (DI). Pessoas com essa deficiência podem apresentar limitações na habilidade comunicativa, especialmente em relação aos aspectos semânticos, restringindo o processo de aprendizagem e prejudicando a inclusão escolar e social dos sujeitos. Assim sendo, o objetivo do presente estudo foi investigar o desenvolvimento semântico na linguagem oral de sujeitos com DI. Participaram 10 sujeitos com DI, de ambos os gêneros, e idade entre 7 e 10 anos. Foi utilizado, para avaliar o desenvolvimento semântico, o Teste de Linguagem Infantil ABFW na área de vocabulário. Observou-se que os sujeitos apresentam 65% de designações usuais no uso das palavras. Em compensação, apresentaram 26,29% de processos de substituição na nomeação das palavras, tendo uma predominância para a substituição do tipo co-hipônimo próximo, na categoria de palavras de vestuário e meios de transportes e, ainda, houve uma predominância na substituição de palavras da categoria semântica de animais para o processo do tipo modificação da categoria gramatical. Conclui-se que os sujeitos com DI possuem déficits da representação lexical das palavras, necessitando de acompanhamento fonoaudiológico para a organização cognitiva do vocabulário, colaborando para o processo de inclusão escolar e socialização desses sujeitos.

Biografia do Autor

Gabriela de Souza Lima PEREIRA, IDE (cursos)

Fonoaudióloga. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pela Faculdade Redentor/Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE Cursos)

Ana Carla Estellita VOGELEY, UFPB

Fonoaudióloga. Doutora em Linguística (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Wagner Teobaldo Lopes de ANDRADE, UFPB

Fonoaudiólogo. Doutor em Linguística (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

PEREIRA, G. de S. L.; VOGELEY, A. C. E. .; ANDRADE, W. T. L. de. Perfil das habilidades semânticas na oralidade de sujeitos com deficiência intelectual. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 1, p. 73–83, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/644. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos