Perfil das habilidades semânticas na oralidade de sujeitos com deficiência intelectual
Palabras clave:
Educação do Deficiente Mental, Pessoas com Deficiência Mental, Semântica, Desenvolvimento da linguagemResumen
O baixo funcionamento cognitivo antes dos 18 anos de idade é diagnosticado como Deficiência Intelectual (DI). Pessoas com essa deficiência podem apresentar limitações na habilidade comunicativa, especialmente em relação aos aspectos semânticos, restringindo o processo de aprendizagem e prejudicando a inclusão escolar e social dos sujeitos. Assim sendo, o objetivo do presente estudo foi investigar o desenvolvimento semântico na linguagem oral de sujeitos com DI. Participaram 10 sujeitos com DI, de ambos os gêneros, e idade entre 7 e 10 anos. Foi utilizado, para avaliar o desenvolvimento semântico, o Teste de Linguagem Infantil ABFW na área de vocabulário. Observou-se que os sujeitos apresentam 65% de designações usuais no uso das palavras. Em compensação, apresentaram 26,29% de processos de substituição na nomeação das palavras, tendo uma predominância para a substituição do tipo co-hipônimo próximo, na categoria de palavras de vestuário e meios de transportes e, ainda, houve uma predominância na substituição de palavras da categoria semântica de animais para o processo do tipo modificação da categoria gramatical. Conclui-se que os sujeitos com DI possuem déficits da representação lexical das palavras, necessitando de acompanhamento fonoaudiológico para a organização cognitiva do vocabulário, colaborando para o processo de inclusão escolar e socialização desses sujeitos.