Atravessamentos de uma prática alfabetizadora no contexto de ensino remoto

um olhar para a heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética dos alunos

Autores

  • Nayanne Nayara Torres da Silva UPE

Palavras-chave:

Alfabetização, Heterogeneidade, Escrita alfabética, Ensino remoto

Resumo

Com o advento da pandemia da COVID-19, iniciada no Brasil em março de 2020, ensinar a ler e escrever no contexto do ensino remoto emergencial se mostrou como um desafio ainda maior para as professoras alfabetizadoras. Nessa direção, a presente pesquisa buscou analisar as práticas mobilizadas por uma professora do 2º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal de Petrolina-PE, para o atendimento à heterogeneidade de conhecimentos acerca da escrita alfabética apresentados pelos alunos. Como pressupostos teóricos, embasamo-nos nos estudos de Soares (2006), Carvalho (2008), Morais (2012) acerca da heterogeneidade de conhecimentos dos aprendizes nas diferentes perspectivas de alfabetização; de Goigoux (2007) e Tardif (2008) sobre os ‘esquemas profissionais’ e os saberes e práticas docentes. Como procedimentos metodológicos, pautamo-nos em uma abordagem qualitativa, onde realizamos atividades diagnósticas com os alunos que frequentavam as aulas síncronas, questionários, entrevistas e observações de aulas, no formato remoto, com a professora, sendo os dados coletados submetidos à Análise de Conteúdo (Bardin, 2004). Os resultados evidenciaram as maneiras de fazer no ensino remoto da professora alfabetizadora que revelava consciência acerca da heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética dos seus alunos e buscava estratégias para dar conta desse fenômeno, mobilizando, para isso, alguns ‘esquemas profissionais’, como: atendimento ao coletivo de alunos; atendimento no whatsapp; atendimento individual; e atividades de reforço.

 

Biografia do Autor

Nayanne Nayara Torres da Silva, UPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, professora Adjunta da Universidade de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI).

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

SILVA, N. N. T. da . Atravessamentos de uma prática alfabetizadora no contexto de ensino remoto: um olhar para a heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética dos alunos . Revista Lumen, Recife, v. 32, n. 2, p. 32–49, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/692. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos