Gestão curricular ativa na alfabetização

por uma justiça curricular

Autores

  • Adriana Cavalcanti dos Santos UFAL
  • Jânio Nunes dos Santos UFAL
  • Érica Raiane de Santana Galvão UFAL

Palavras-chave:

Currículo, Alfabetização, Justiça curricular

Resumo

O artigo entrelaça reflexões teóricas sobre a natureza epistemológica do processo de alfabetização com foco na gestão curricular ativa do professor-alfabetizador. Para isto, são postos em diálogo discursos acadêmicos e políticas que defendem concepções de currículo e de alfabetização inclusivos. Trata-se, assim, de um estudo de natureza teórica que defende uma concepção de currículo na alfabetização que respeite as necessidades dos distintos grupos sociais que convivem em cada sociedade de modo a garantir, de fato, uma justiça curricular na escola e o efetivo direito do professor de colocar em prática o seu poder de agência. 

Biografia do Autor

Adriana Cavalcanti dos Santos, UFAL

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Professora na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação da UFAL.

Jânio Nunes dos Santos, UFAL

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Professor na graduação em Letras-Libras da UFAL.

Érica Raiane de Santana Galvão, UFAL

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Professora da Educação Básica na rede privada de Maceió.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

SANTOS, A. C. dos .; SANTOS, J. N. dos .; GALVÃO, Érica R. de S. . Gestão curricular ativa na alfabetização: por uma justiça curricular. Revista Lumen, Recife, v. 32, n. 2, p. 73–87, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/694. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos