Práticas inventivas de professoras da rede municipal de Caruaru – PE no contexto pandêmico

Autores

  • Cristiane Vanessa de Arruda Torres UFPE-CAA
  • Carla Patrícia Acioli Lins UFPE-CAA

Palavras-chave:

Pandemia, Práticas pedagógica e didática, Docência, Inventividade

Resumo

Retomamos as nossas observações acerca das vivências e experiências do período de pandemia de Covid-19 para pensarmos sobre as práticas de professores e professoras da rede municipal de Caruaru – PE. É o exercicio docente, especialmente, suas práticas que buscamos problematizar neste artigo. Para tal, mobilizamos a noção de inventividade, tal como utilizada por Dias (2008); Kastrup (2008); e Kastrup, Tedesco, Passos (2008) com o objetivo de mapear práticas inventivas forjadas no contexto pandêmico. O caminho metodológico trilhado envolveu a seleção de três professoras egressas da licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste – CAA/ UFPE,  que atuaram em sala de aula durante a pandemia. Realizamos a produção dos dados a partir da realização de entrevista semiestruturada buscando pistas de inventividade nas suas práticas educativas. As professoras apontaram que o enfrentamento de um contexto de excepicionalidade tal como o vivido na pandemia de COVID-19,  foi possível, entre outras coisas,  pelo vínculo de compromisso, cuidado, respeito e afetos, criados com o exercício da docência, e tornado possível pelos espaços de pensamento vividos e experienciados na formação inicial. Neste sentido a potência inventiva que apontaram nos dão pistas sobre as possibilidades de propostas de formação continuada que escapem de acúmulos de títulos e informações e tenham maior atenção as trocas que acontecem entre o professorado, e as experiências e vivências com os tempos presentes na escola.

Biografia do Autor

Cristiane Vanessa de Arruda Torres, UFPE-CAA

Graduanda em Pedagogia – Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA / UFPE).

Carla Patrícia Acioli Lins, UFPE-CAA

Professora do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós – Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA / UFPE).

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

TORRES, C. V. de A.; LINS, C. P. A. . Práticas inventivas de professoras da rede municipal de Caruaru – PE no contexto pandêmico. Revista Lumen, Recife, v. 32, n. 2, p. 88–101, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/695. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos