Práticas inventivas de professoras da rede municipal de Caruaru – PE no contexto pandêmico
Palavras-chave:
Pandemia, Práticas pedagógica e didática, Docência, InventividadeResumo
Retomamos as nossas observações acerca das vivências e experiências do período de pandemia de Covid-19 para pensarmos sobre as práticas de professores e professoras da rede municipal de Caruaru – PE. É o exercicio docente, especialmente, suas práticas que buscamos problematizar neste artigo. Para tal, mobilizamos a noção de inventividade, tal como utilizada por Dias (2008); Kastrup (2008); e Kastrup, Tedesco, Passos (2008) com o objetivo de mapear práticas inventivas forjadas no contexto pandêmico. O caminho metodológico trilhado envolveu a seleção de três professoras egressas da licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste – CAA/ UFPE, que atuaram em sala de aula durante a pandemia. Realizamos a produção dos dados a partir da realização de entrevista semiestruturada buscando pistas de inventividade nas suas práticas educativas. As professoras apontaram que o enfrentamento de um contexto de excepicionalidade tal como o vivido na pandemia de COVID-19, foi possível, entre outras coisas, pelo vínculo de compromisso, cuidado, respeito e afetos, criados com o exercício da docência, e tornado possível pelos espaços de pensamento vividos e experienciados na formação inicial. Neste sentido a potência inventiva que apontaram nos dão pistas sobre as possibilidades de propostas de formação continuada que escapem de acúmulos de títulos e informações e tenham maior atenção as trocas que acontecem entre o professorado, e as experiências e vivências com os tempos presentes na escola.