Quando eu fecho a porta quem manda na minha sala sou eu! Entre a autoridade e a alteridade

perspectivas aporéticas da docência

Autores

  • Maria Clara de Lima Santiago Camões Colégio Pedro II

Palavras-chave:

Docência, Currículo, Acontecimento

Resumo

Este texto pretende, em diálogo com a perspectiva desconstrucionista derridiana, transitar por entre aporias, como forma de significar (sem fixar) os modos pelos quais problematizam-se os exercícios da docência, para além das perspectivas dicotômicas de obediência e desobediência curricular. A possibilidade de pensar a escola, o currículo e a docência como adiamentos, que se (des)constroem também aporeticamente, evidencia, ao mesmo tempo, a busca pela liberdade infinita e incalculável e o desejo de torná-los, de algum modo, capturáveis. Coloca-se em debate a lógica subjacente a perspectiva que aponta para a educação como caminho salvífico, a partir da institucionalização de currículos comuns e universalizantes, problematizando-se o compromisso da escola e da docência em responder singularmente aos apelos da alteridade. O ato educativo como invenção, irrompe como possibilidade de manter a escola em abertura, uma escola do acontecimento, da inventividade, da decisão responsável, mesmo diante da tentativa, impossível, de controle e fixação. 

Biografia do Autor

Maria Clara de Lima Santiago Camões, Colégio Pedro II

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PROPED / UERJ) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora EBTT do Colégio Pedro II e professora das Licenciaturas Integradas na mesma instituição. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas Experiências e Infâncias (NUPEI) vinculado ao CPII.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

CAMÕES, M. C. de L. S. . Quando eu fecho a porta quem manda na minha sala sou eu! Entre a autoridade e a alteridade: perspectivas aporéticas da docência. Revista Lumen, Recife, v. 32, n. 2, p. 102–111, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/696. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos