O comprometimento do diagnóstico do TEA na infância devido ao racismo estrutural

uma reflexão sob os impactos na psique

Autores

  • Estela Gonçalves Ferro UniFAFIRE
  • Flávia Beatriz Farias Bezerra UniFAFIRE
  • Giovanna Evilin Souza Nascimento UniFAFIRE
  • Maria de Jesus Moura UniFAFIRE

Palavras-chave:

Crianças, Racismo, Autismo, Cuidado Profissional, Acesso

Resumo

Neste artigo, busca-se compreender o comprometimento do diagnóstico do autismo em crianças negras devido ao racismo estrutural e seus impactos psicológicos. O cenário brasileiro apresenta em suas instituições, inclusive na área da saúde, um modelo racista intrínseco e histórico, de modo a inviabilizar alguns grupos, como os de pessoas não brancas. Este cenário afeta diretamente a formação dos profissionais e sua atuação na área. Nos tratamentos, havendo um diagnóstico ou não, são consideradas questões raciais na psique da criança, podendo se utilizar desse viés num formato preconceituoso. Dessa forma, prejudica-se o diagnóstico de um transtorno que é preciso atenção precoce. Com isto em mente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de refletir as possíveis consequências psíquicas do comprometimento do diagnóstico para essas crianças e sobre o preparo dos profissionais de psicologia que lidam com esta demanda.

Biografia do Autor

Estela Gonçalves Ferro, UniFAFIRE

Graduanda do Curso de Psicologia do Centro Universitário Frassinetti do Recife.

Flávia Beatriz Farias Bezerra, UniFAFIRE

Graduanda do Curso de Psicologia do Centro Universitário Frassinetti do Recife.

Giovanna Evilin Souza Nascimento, UniFAFIRE

Graduanda do Curso de Psicologia do Centro Universitário Frassinetti do Recife.

Maria de Jesus Moura, UniFAFIRE

Mestra em Psicologia pela UFPE, Docente da UniFAFIRE.

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Publicado

02-08-2024

Como Citar

FERRO, E. G. .; BEZERRA, F. B. F. .; NASCIMENTO, G. E. S. .; MOURA, M. de J. . O comprometimento do diagnóstico do TEA na infância devido ao racismo estrutural: uma reflexão sob os impactos na psique. Revista Lumen, Recife, v. 33, n. 1, p. 131–144, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/743. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos