A Educação inclusiva e ensino colaborativo

documentos do Brasil e de Portugal

Autores

  • Raquel Alves Bozzi USP
  • Cássia Geciauskas Sofiato USP

Palavras-chave:

Ensino colaborativo, Educação Inclusiva, Política Educacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi explorar documentos do Brasil (Lei nº 13.146/2015 e Política Nacional de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008) e de Portugal (Decreto-Lei nº 54/2018), para
analisar menções ou alusões ao ensino colaborativo e traçar reflexões em busca da compreensão do sentido
atribuído. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental
(Gil, 2002). No contexto português, identificamos a menção direta ao ensino colaborativo, sendo lacunar
informações sobre as condições para sua efetivação. No Brasil não foi identificada menção ao ensino
colaborativo, mas a relevância de trabalhos em conjunto, com articulação entre profissionais. Ressaltamos a
importância da compreensão sobre o significado de ensino colaborativo nos documentos orientadores, para que
não seja resumido a trabalhos com contatos e articulações pontuais, e estabelecidas condições e traçados meios
para uma educação inclusiva.

Biografia do Autor

Raquel Alves Bozzi, USP

Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Licenciada e Bacharela em Química. Especialista em Docência, com ênfase em Educação Inclusiva. Mestra em Educação em Ciências e Matemática.

Cássia Geciauskas Sofiato, USP

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Realizou estágio Pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto, Portugal.

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Publicado

26-12-2024

Como Citar

BOZZI, R. A. .; SOFIATO, C. G. A Educação inclusiva e ensino colaborativo: documentos do Brasil e de Portugal. Revista Lumen, Recife, v. 33, n. 2, p. 23–39, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/756. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos