A Educação inclusiva e ensino colaborativo
documentos do Brasil e de Portugal
Palabras clave:
Ensino colaborativo, Educação Inclusiva, Política EducacionalResumen
O objetivo deste estudo foi explorar documentos do Brasil (Lei nº 13.146/2015 e Política Nacional de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008) e de Portugal (Decreto-Lei nº 54/2018), para
analisar menções ou alusões ao ensino colaborativo e traçar reflexões em busca da compreensão do sentido
atribuído. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental
(Gil, 2002). No contexto português, identificamos a menção direta ao ensino colaborativo, sendo lacunar
informações sobre as condições para sua efetivação. No Brasil não foi identificada menção ao ensino
colaborativo, mas a relevância de trabalhos em conjunto, com articulação entre profissionais. Ressaltamos a
importância da compreensão sobre o significado de ensino colaborativo nos documentos orientadores, para que
não seja resumido a trabalhos com contatos e articulações pontuais, e estabelecidas condições e traçados meios
para uma educação inclusiva.