Avaliação das aprendizagens e ensino de Língua Portuguesa numa lógica ciclada
discutindo práticas de registro
Keywords:
Ciclo, Avaliação, Registro, Ensino de línguaAbstract
Esse trabalho buscou analisar como professoras da Rede Municipal de Ensino de Recife vinham, a partir da proposta dos ciclos de aprendizagem, praticando a avaliação no 1º ciclo, em Língua Portuguesa. Empregamos entrevistas focais com nove docentes de três instituições. Foram três mestras de cada escola, dos três anos do 1o ciclo. Buscamos apreender se havia uma articulação da avaliação e dos registros adotados nas práticas com o atendimento à diversidade de aprendizagens. Houve uma variação, conforme dados ob dos, nas formas de registro empregadas: tanto encontramos professoras que afirmaram registrar “nos pensamentos”, em cadernos, como, predominantemente, quem optasse por registrar o planejamento e as aprendizagens alcançadas pelos educandos diretamente no diário de classe. No âmbito do registro em língua portuguesa, as mestras enfatizaram a oralidade, a leitura e a escrita como eixos privilegiados. Atestaram as dificuldades encontradas quanto à progressão desses e outros eixos no interior do 1o ciclo e apontaram, ainda, que a proposta pedagógica não deixava claro o que ensinar em cada ano, daí as variações nas formas de registro, assim como nos conteúdos trabalhados no contexto do ensino de língua. A presença do registro num espectro mais amplo em detrimento do individual também revelou ausência, em alguns casos, no trato com a heterogeneidade das aprendizagens. Por fim, atestamos que a variação nas práticas de registro revelou, através dos dados aqui discutidos, a complexidade de um tema novo introduzido na tônica da proposta dos ciclos. As professoras, ao mesmo tempo em que pareciam concordar com o registro, já que propiciava o acompanhamento individual, o ajuste das formas de ensino às necessidades do aluno, da turma; enfatizavam que não havia clareza acerca do que priorizar, como objetivá-lo, de modo a não torná-lo um instrumento burocrático, repetitivo, mas que o mesmo pudesse traduzir, de fato, as especificidades do processo de ensino e de aprendizagem.