Análise do potencial das flores de corte brasileiras entre MERCOSUL e UE no período de 2006 a 2012

Authors

  • Priscila Petrusca Messias Gomes Silva FAFIRE
  • Álvaro Barrantes Hidalgo UFPE

Keywords:

Flores de corte, Intensidade de comércio, Relação comercial

Abstract

Este artigo tem por objetivo avaliar o potencial comercial das flores de corte brasilei- ras entre os países do MERCOSUL e UE que realizam transações internacionais significativas. A metodologia empregada na construção do trabalho consistiu no levantamento de dados sobre os valores monetários dos fluxos comerciais de flores de corte brasileiras obtidas na Divisão de Estatística das Nações Unidas (UN COMTRADE), das quais foram aplicadas no modelo de Índice de Intensidade Comercial (IIC). Os resultados obtidos descrevem que as exportações brasileiras de flores de corte obtiveram baixo grau de penetração nos Blocos MERCOSUL e UE, portanto, conclui-se que o mercado brasileiro passou a ser destino das exportações de flores de corte, sendo considerado potencial importador, que resulta em um novo padrão comercial neste segmento.

Author Biographies

Priscila Petrusca Messias Gomes Silva, FAFIRE

Graduada em Administração pela UFAL (2007), Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural pela UFRPE (2012), Doutoranda em Economia pela UFPE e professora dos Cursos Tecnológicos da Faculdade FAFIRE.

Álvaro Barrantes Hidalgo, UFPE

Graduado em Economia pela Universidade da Costa Rica (1973), Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (1983) e Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador do CNPq, categoria I D .

Published

2015-12-01

How to Cite

SILVA, P. P. M. G. .; HIDALGO, Álvaro B. . Análise do potencial das flores de corte brasileiras entre MERCOSUL e UE no período de 2006 a 2012. Revista Lumen, Recife, v. 24, n. 2, p. 11–28, 2015. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/461. Acesso em: 9 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos