O uso do blog no processo de formação pedagógica
desafios e possibilidades
Keywords:
Processo de ensino, Aprendizagem, Avaliação, BlogAbstract
Resultado de uma “pesquisa-ação”, realizada para conclusão do Curso de Pós-graduação em Mídias na Educação, buscou-se inserir estudantes da área educacional nas potencialidades tecnológicas disponibilizadas na Internet, com o blog. A pesquisa foi realizada na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), em 2012, com estudantes de Graduação, nas disciplinas do curso de Pedagogia: Didática (4o período) e Relações Humanas (7o período), durante 4 meses (semestre letivo); e na Especialização em Microbiologia, na disciplina Didática do Ensino Superior, durante 1 mês. A pesquisa objetivou ampliar a visão do público-alvo quanto ao uso de novos recursos no contexto do ensino, identificando as concepções dos futuros educadores quanto à ferramenta “blog” como instrumento didático no processo de ensino, visando ampliar o processo de aprendizagem e avaliação. Para análise, foram utilizados depoimentos orais dos alunos em classe, análise dos registros nos blogs dos referidos alunos, questionário aplicado na conclusão das disciplinas. Os resultados foram direcionados para um olhar analítico, de valor significativo quanto ao uso do “blog” como instrumento pedagógico, identificando pontos negativos e exitosos, inclusive, possibilidades de mudanças na atividade. Os elementos enriquecedores primaram: à prática docente na perspectiva do ensino e avaliação; na ação do aluno, contemplando sua inserção social com novas tecnologias, numa postura autônoma e flexível. Portanto, o blog pode ser instrumento útil aos educadores e pesquisadores que desejam ampliar as possibilidades pedagógicas no contexto do ensino, desafiante pela volatilidade das tecnologias, diante de novas ferramentas surgidas, constantemente, no contexto social.