Como estou cuidando de mim? Corpo, gênero e orientação sexual de jovens estudantes de escolas públicas na cidade de Recife - PE

Authors

  • Luciana de Araújo Francisco FAFIRE
  • Natalí da Silva de Oliveira FAFIRE
  • Eduardo Fonseca FAFIRE

Keywords:

Corpo, Gênero, Sexualidade, Adolescentes

Abstract

A comunicação oral denominada Como estou cuidando de mim? Corpo, gênero e orientação sexual de jovens estudantes de escolas públicas na cidade de Recife, PE é um projeto de extensão universitária realizado com alunos(as) do 6o ao 9o ano do ensino fundamental II. O projeto tem como objetivos contribuir para que esses(as) jovens: (i) protejam-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores; (ii) conheçam e adotem práticas de sexo seguro e protegido, desde o início do relacionamento sexual, evitando contrair ou transmitir infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), inclusive HPV e AIDS; (iii) evitem gravidez indesejada; (iv) respeitem a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos a corpo, gênero e sexualidade. Adotamos os princípios das intervenções socioeducativas que visam ao empoderamento e à autonomia dos sujeitos e a conscientização dos atores sociais envolvidos, estimulando a autonomia e o protagonismo social. Pretendemos apresentar os primeiros resultados dessa intervenção socioeducativa.

Author Biographies

Luciana de Araújo Francisco, FAFIRE

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE 

Natalí da Silva de Oliveira, FAFIRE

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE

Eduardo Fonseca, FAFIRE

Psicólogo pela UNICAP | Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco | UFPE | professor da FAFIRE e orientador da pesquisa 

Published

2018-12-01

How to Cite

FRANCISCO, L. de A. .; OLIVEIRA, N. da S. de .; FONSECA, E. Como estou cuidando de mim? Corpo, gênero e orientação sexual de jovens estudantes de escolas públicas na cidade de Recife - PE. Revista Lumen, Recife, v. 27, n. 2, p. 25–32, 2018. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/545. Acesso em: 19 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos