Coleta de dados em ambientes virtuais

uma possibilidade para as pesquisas em educação

Authors

  • Michelle Beltrão Soares FAFIRE / UFPE
  • Laêda Bezerra Machado UFPE

Keywords:

Metodologia, Coleta de dados, Ambientes virtuais

Abstract

Este artigo visa contribuir para o debate sobre alternativas metodológicas nas pesquisas em educação, situando a discussão a partir das possibilidades de coleta de dados através de ambientes virtuais on-line. Decorrente de uma investigação mais ampla sobre as representações sociais da violência contra o professor na Região Nordeste brasileira, realizada no doutorado em educação, o estudo em questão aborda os instrumentos utilizados para a coleta de dados nas etapas realizadas na pesquisa, dando ênfase às vantagens e desvantagens da utilização dos instrumentos de coleta através da internet. Cabe enfatizar que o avanço das tecnologias da informação e comunicação tem possibilitado que os pesquisadores inovem metodologicamente e desenvolvam pesquisas por novos meios. Conclui-se sobre a pertinência das opções metodológicas consideradas atreladas à questão de pesquisa, aos objetivos e ao modelo teórico utilizado. Tendo isso em vista, afirma-se que, na investigação em questão, a coleta de dados através de ambientes virtuais ofereceu mais vantagens que desvantagens.

Author Biographies

Michelle Beltrão Soares, FAFIRE / UFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, professora da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE | e substituta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino | UFPE 

Laêda Bezerra Machado, UFPE

Professora Associado 2 da Universidade Federal de Pernambuco – Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, atuante na Graduação em Pedagogia, Licenciaturas Diversas e Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha de Pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica 

Published

2019-06-01

How to Cite

SOARES, M. B. .; MACHADO, L. B. . Coleta de dados em ambientes virtuais: uma possibilidade para as pesquisas em educação. Revista Lumen, Recife, v. 28, n. 1, p. 9–27, 2019. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/554. Acesso em: 5 feb. 2025.

Issue

Section

Artigos